domingo, 7 de fevereiro de 2010

José da Silva Lopes


Entre 1969 e 1974 foi administrador da Caixa Geral de Depósitos. Ocupou o cargo de Ministro das Finanças entre 1974 e 1975 e novamente em 1978. Entre 1975 e 1980 foi Governador do Banco de Portugal e, desde Janeiro de 2004, Presidente do Conselho de Administração do Montepio Geral.Silva Lopes, exerceu funções de presidente do Montepio durante apenas quatro anos e por esse período de actividade está a receber desse banco uma pensão de reforma de cerca de 4.000 euros por mês, a juntar às duas reformas que já aufere, uma da Caixa Geral de Depósitos e outra do Banco de Portugal e, como é do conhecimento público, estas duas entidades pagam pensões "douradas" aos seus ex-administradores
«Comunico aos associados e aos colaboradores do Montepio e das empresas associadas que tomei a decisão de renunciar às funções de Presidente do Conselho de Administração do Montepio Geral Associação Mutualista e da sua Caixa Económica, com efeitos a contar do próximo dia 1 de Maio», pode ler-se no documento. «Tomei esta decisão por razões de idade. A minha carreira profissional foi iniciada há 54 anos e sinto-me privilegiado por ela ter podido ser tão longa. Mas, à medida que o tempo passa, vai-se avolumando o meu receio de que o dinamismo da minha actuação esteja a ficar aquém do que é de exigir num cargo de tanta responsabilidade como o que tenho vindo a desempenhar à frente da Administração do Montepio», diz Silva Lopes no documento, publicado no site do banco.
Depois de ter apresentado a sua demissão de presidente do Montepio, o dr. Silva Lopes, alegando que já tinha 74 anos e precisava de descansar, em 4 de Junho de 2008 aceitou o cargo de administrador da EDP Renováveis (são essas as suas funções actuais), onde aufere um vencimento que certamente não será inferior ao que recebia no Montepio.

3 comentários:

  1. Acho esta nota bastante injusta. Será que 54 anos de trabalho (quantos trabalhou o autor do post ?), com os respectivos descontos, de uma carreira profissional eticamente intocada, não chegará para se ter direito à reforma correspondente àquilo que se trabalhou. Como tem vindo a mostrar nas suas intervenções na TV, Silva Lopes é dos poucos economistas que se mantém coerente, ponderado e sério nas suas análises. Este tipo de críticas irresponsáveis, que misturam gente honesta com a desonesta, só beneficia os verdadeiros membros do polvo.
    A. M. Hespanha (amh@netcabo.pt)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os factos relatados no texto falam por si. Sai da administração do Montepio por recear que devido à sua idade receava estar aquem das responsabilidades, mas aceita o cargo de administrador da EDP Renováveis. Será para ir descansar com um chorudo ordenado? Muito prega frei Tomaz.

      Eliminar
  2. Concordo plenamente com AMH

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário. Deixe o seu mail para eventuais trocas de informação.